A prefeitura de Carmo do Rio Claro anunciou na quinta-feira, 22, as sete candidatas aos títulos de rainha e princesa do Carmo Rodeio Fest. Neste ano, as regras do evento mudaram e as vencedoras do concurso serão anunciadas pelo número de curtidas em sua foto de exibição. Embora a prefeitura tenha acertado em inovar e tornar o concurso ainda mais democrático e ível, muitos não concordaram ou entenderam.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Nesta competição é proibido a compra de votos e uso de perfis fakes para impulsionar qualquer candidata. Após algumas denúncias dessa quebra de regra, a organização do concurso optou por privar o perfil oficial no Instagram, para que apenas perfis reais possam votar nas suas candidatas preferidas, tanto para rainha, quanto para princesa do Carmo Rodeio Fest.
Bastou essa decisão para tornar o concurso de beleza e representatividade um debate de opiniões controversas. Inclusive, por causa da suposta quebra de regra e também do perfil privado, candidatas estão perdendo o interesse pelo evento, a conta na rede social de uma candidata ficou temporariamente “fora do ar” e a mãe de uma das candidatas também se manifestou sobre suposta participação nessa quebra de regra.
O Portal Onda Sul entrou em contato com a prefeitura de Carmo do Rio Claro, que enviou a seguinte nota.
A Secretaria de Cultura e Turismo de Carmo do Rio Claro informa que o perfil oficial do concurso das princesas foi colocado como privado temporariamente. A decisão foi tomada como medida preventiva diante de situações que comprometem a tranquilidade e a transparência do processo.
A mudança ocorreu devido a uma denúncia recebida, envolvendo suposta compra de curtidas e uso de perfis falsos. Até o momento, trata-se de uma denúncia sem fundamento, uma vez que não há indícios de que a ação tenha sido praticada diretamente pela candidata envolvida. Considerando que o concurso é aberto ao público, a Secretaria está tratando o caso com cautela, de forma a preservar a integridade de todas as participantes.
A medida de tornar o perfil privado tem o objetivo de evitar condutas indevidas, como a utilização de curtidas falsas para beneficiar ou prejudicar alguma participante. Quando o perfil está fechado, não é possível interações automatizadas por contas falsas, o que garante mais transparência e segurança ao processo.
A Secretaria informa ainda que, ao solicitar para seguir o perfil, cada conta a por uma análise manual para verificar se se trata de um perfil autêntico ou possivelmente falso, reforçando ainda mais o compromisso com a lisura e a seriedade do concurso.
Em relação a eventuais problemas enfrentados por participantes em seus perfis pessoais ou redes sociais, ressaltamos que o concurso não tem qualquer responsabilidade sobre o que ocorre fora de sua página oficial, uma vez que o processo de votação é público e ível a todos.
Reforçamos que todas as denúncias recebidas estão sendo analisadas com responsabilidade, e quaisquer atitudes suspeitas devem ser formalmente comunicadas à Secretaria, com apresentação de provas.
O concurso segue normalmente, com as regras já estabelecidas. Contamos com a participação de todos, de forma respeitosa e transparente, para que possamos valorizar nossas representantes com alegria e espírito de união.
Dúvidas e informações adicionais podem ser encaminhadas à Secretaria de Cultura e Turismo:
📍 Praça Maria Goulart, 37 – Centro
📧 [email protected]Agradecemos a compreensão de todos.
Secretaria de Cultura e Turismo
